Uma menina de 10 anos, residente em Guimarães, infetada com Covid-19 desenvolveu uma estirpe da doença de Kawasaki, uma patologia rara que se caracteriza por uma inflamação dos vasos sanguíneos e que pode ser mortal.
De acordo com o Guimarães Digital, a aluna da Escola EB 2,3 de Pevidém deu entrada no Hospital de Guimarães com alguns sintomas, no dia 12 de outubro, e foi logo transferida para o Centro Materno-Infantil do Norte, no Porto. Apesar de ter estado internada numa Unidade de Cuidados Intensivos, a menina não correu perigo de vida e já foi transferida para o internamento de pediatria, onde está a evoluir favoravelmente.
Recorde-se que este é o segundo caso conhecido no país, desde que, na primeira fase da pandemia, vários especialistas internacionais alertaram para um aumento de crianças infetadas com Covid-19 e com sintomas semelhantes aos da doença de Kawasaki a darem entrada nos hospitais.
Em maio, uma criança, também com 10 anos, esteve internada no Hospital D. Estefânia, em Lisboa, com o mesmo tipo de inflamação e evoluiu favoravelmente.
Leia Também: AO MINUTO: Público na F1 "é risco calculado". Líderes da UE reúnem-se