Autoridades registam 63 surtos de Covid-19 ativos em escolas

As autoridades de saúde têm identificadas no país 63 escolas com surtos ativos de covid-19, revelou hoje a ministra da Saúde, sublinhando que a estratégia passa por não encerrar estabelecimentos de ensino.

Notícia

©

Lusa
23/10/2020 21:02 ‧ 23/10/2020 por Lusa

País

Covid-19

"Segundo a informação que a Direção-geral da Saúde nos reporta haverá 63 escolas com surtos ativos no país", disse Marta Temido, na conferencia de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus.

A ministra foi questionada sobre o encerramento hoje das escolas dos agrupamentos de Borba e Vila Viçosa, no distrito de Évora, devido aos casos de covid-19 e se tal também vai acontecer nos estabelecimentos de ensino de Lousada, Felgueiras e Paços de Ferreira, onde o aumento do número de casos mereceu medidas especiais anunciadas na quinta-feira pelo Governo.

A governante explicou que a decisão das autoridades de saúde pública é "médica e tomada em função de um determinado contexto".

"Relativamente a Felgueiras, Paços de Ferreira e Lousada a decisão não foi o encerramento de escolas porque o que nós queremos controlar é uma disseminação da infeção em termos de outros contextos. A disseminação está muito associada a outros contextos que não são especificamente o trabalho ou a escola", afirmou.

Marta Temido salientou também que não faz parte da estratégia "encerrar escolas a não ser em casos extremos, algo que a Organização Mundial da Saúde tem apelado".

Portugal contabiliza hoje mais 31 mortos relacionados com a covid-19 e 2.899 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim hoje divulgado, desde o início da pandemia de covid-19 Portugal já contabilizou 112.440 casos confirmados e 2.276 óbitos.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas