Assina como mr. dheo e o grafitti que fez em Vila Nova de Gaia, em homenagem aos profissionais de saúde, está a ser um sucesso após ter sido partilhado pelo próprio na rede social Instagram. De nome 'Anjos na Terra', a obra mostra uma profissional a derrotar o novo coronavírus com um taco de basebol.
"Dia 9 de novembro de 2020, 19:45h em Portugal Continental. Casos confirmados: 183.420 Casos ativos: 78.378 Óbitos: 2959 Remuneração de um enfermeiro à hora: 7€." É deste modo que começa a legenda da imagem, escrita por mr. dheo.
E conta a situação da "enfermeira Sofia" que, "felizmente, só não consta em dois destes números". "Foi infetada em Março com a Covid-19 não num restaurante ou num bar, não num convívio com amigos ou num evento cultural ou desportivo, mas a exercer as suas funções no Hospital de S. João no Porto".
A enfermeira Sofia "não teve a sorte de ser assintomática, esteve infetada dois meses e enfrentou semanas longas e duras de recuperação das suas totais capacidades", acrescentou ainda o graffiter.
"Hoje" - dia 9 de novembro de 2020 [dia da publicação da imagem] - "está nas unidades de doentes com Covid-19 e de medicina, mas vestida com uma farda azul, novamente do lado de quem cuida e ajuda o próximo tantas vezes no limite da exaustão, tantas vezes prescindindo de coisas básicas que nós - do lado de cá - damos todos os dias como garantidas".
A mensagem prossegue, com o foco em Sofia: "A enfermeira Sofia, como tantas outras Sofias, fará - só este mês e entre outros - sete turnos de 18 horas seguidas. Ganha 7€ à hora."
Referindo-se à sua obra - que em apenas três dias já foi notícia em diversos meios e 'amealhou' mais de 15 mil reações - mr. dheo afirma ser a sua "sincera homenagem a todos os profissionais de saúde e sobretudo aos que estão literalmente na linha da frente a lutar incansavelmente contra o desconhecido para salvar a vida de tantos desconhecidos".
"Obrigado enfermeira Sofia, obrigado a todas as Sofias".
Ver esta publicação no Instagram