Uma equipa de mergulhadores da Marinha portuguesa participaram num exercício internacional de buscas militares submarinas e de proteção portuária, organizado pela Armada Espanhola, entre os dias 16 e 20 de novembro, no porto de Cartagena, em Espanha.
Numa publicação partilhada no site oficial, a Marinha conta que o exercício, denominado por ‘Martime Underwater Search and Harbour Protection Pratical Seminar – Exercise 2020’, decorreu no âmbito do projeto ‘Military Search Capability Building Program Agreement’ da Agência Europeia de Defesa (EDA – European Defense Agency).
O mesmo contou com a participação não só dos Destacamentos de Mergulhadores Sapadores n.º1 e n.º 3 da Marinha Portuguesa e de várias unidades da Armada Espanhola como também do Exército Sueco.
Os principais objetivos deste exercício, segundo a Marinha Portuguesa, foram o treino em conjunto e o desenvolvimento de doutrina, técnicas, táticas e procedimentos de buscas militares em ambiente submarino, num cenário de defesa de instalações portuárias que são críticas contra ameaças convencionais e/ou terroristas.
O foco do exercício foi a execução de técnicas de busca e recolha de evidências e meios de prova.
Mergulhadores da Marinha participam em exercício internacional de defesa portuária em EspanhaSaiba mais em:https://t.co/0XfEa1Pf0Q@Armada_esp pic.twitter.com/pLr0Pf0KPY
— Marinha (@MarinhaPT) November 23, 2020