Estudantes denunciam "racismo" em vídeo de praxe da Universidade do Minho
Caloiros surgem pintados de negro a cantar "somos conhecidos por canibais".
© Global Imagens
País Racismo
Um vídeo partilhado pela Comissão de Praxe da Licenciatura de Biologia e Geologia da Universidade do Minho, filmado durante a ‘Latada 2020’, está a gerar polémica e a levantar acusações de racismo.
Nas imagens vê-se os estudantes pintados de preto a cantarolar "somos conhecidos por canibais".
Numa nota publicada na sua página de Facebook, a 'Quarentena Académica', uma plataforma reivindicativa composta por estudantes de várias áreas e de diversos pontos do país, denuncia o "teor extremamente racista" do vídeo em questão e repudia a situação.
"Neste vídeo constata-se que todos os estudantes nele presentes fazem uso de blackface (pintar a cara e o corpo de preto), enquanto entoam cânticos, dos quais se destaca o seguinte trecho: 'Este é o nosso curso / Nos enche de orgulho e respeito / Nós somos conhecidos por canibais’'", lê-se na publicação.
Caloiro pintado de negro © DR
O mesmo grupo de estudantes apela a que a reitoria da Universidade do Minho e restantes entidades competentes analisem as imagens e tomem"todas as medidas necessárias". "Racismo não deve ter lugar na nossa sociedade", salientam ainda os administradores da mesma plataforma.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com