De acordo com o plano desenhado pela 'task force', a convocação para a toma da vacina contra a Covid-19 deverá ser feita por SMS, avança a TVI24. De lembrar que tanto o primeiro-ministro, António Costa, como a ministra da Saúde, Marta Temido, apontaram entre os dias 27 a 29 para o início da campanha de vacinação.
Inicialmente, revela ainda o canal, cada utente vai receber uma mensagem a perguntar se quer ser vacinado. Posteriormente, cada português que a receba terá de responder 'sim' ou 'não'. Em caso afirmativo, irá seguir-se outro SMS com o agendamento.
As primeiras vacinas contra a Covid-19 chegarão a Portugal a 24 ou 26 de dezembro e estima-se que até abril sejam vacinadas 950 mil pessoas, anunciou hoje o coordenador da task force do Plano de Vacinação.
Segundo o calendário provisório de entrega de vacinas da Pfizer, em dezembro serão entregues 9.750 doses, em janeiro 303.225, em fevereiro 429.000 e em março 487.500
"A informação que temos é que as primeiras vacinas chegarão a Portugal ou dia 24 ou dia 26 de dezembro e estaremos em condições de iniciar a vacinação. Aliás, o que está combinado em termos europeus é que todos os 27 estados-membros iniciarão a vacinação de 27 a 29 de dezembro", afirmou o coordenador da task force para o processo de vacinação, Francisco Ramos, no final de um encontro com jornalistas, em que foi apresentado o "Plano de vacinação Covid"
No dia 5 de janeiro, Portugal receberá mais cerca de 300 mil doses, o que quer dizer que durante esse mês há condições para vacinar cerca de 120 mil pessoas residentes em lares e mais cerca de 20 mil profissionais de saúde.
Quem está incluído em cada fase da vacinação?
A primeira fase de vacinação inclui 950 mil pessoas prioritárias.
- profissionais de saúde e residentes em lares e em instituições similares e profissionais e internados em unidades de cuidados intensivos - 250 mil pessoas;
- pessoas com 50 ou mais anos, com pelo menos uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária,insuficiência renal, doença pulmonar obstrutiva crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração - 400 mil pessoas;
- profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados de doentes e profissionais de forças de segurança e serviços críticos - 300 mil pessoas
A segunda fase de vacinação inclui todas as pessoas com mais de 65 anos (com patologias ou não, e as pessoas com mais de 50 anos, com diabetes, neoplasia maligna ativa, insuficiência hepática, insuficiência renal, obesidade, hipertensão arterial e, eventualmente, outras patologias). Estão aqui incluídas 1,8 milhões de pessoas.
A terceira fase inclui o "resto da população".