Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Vendas Novas, Luís Dias, indicou que o surto de covid-19 foi detetado no Lar Nossa Senhora da Saúde, que pertence à Casa do Povo de Vendas Novas.
Segundo o autarca, o primeiro caso da doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 na instituição, um funcionário que começou a ter sintomas e fez um teste com resultado positivo, foi detetado no dia 14 deste mês.
No total, adiantou, já foram confirmados 30 casos de infeção pelo vírus da covid-19 neste lar, nomeadamente 21 utentes e nove funcionários, e registaram-se duas mortes associadas à doença entre os utentes.
Luís Dias precisou que o primeiro óbito associado ao surto ocorreu no domingo e o segundo na segunda-feira, no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESSE), para onde estes utentes tinham sido transferidos.
O presidente da Câmara de Vendas Novas realçou que a Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP), instalada no Centro Cultural Polivalente, está preparada com cerca de 30 camas para começar a acolher pessoas.
De acordo com o autarca, a Casa do Povo de Vendas Novas já recorreu a uma empresa especializada para colocar trabalhadores no apoio e prestação de cuidados aos utentes do lar.
O município "vai apoiar financeiramente a instituição", devido aos elevados gastos com a contratação da empresa, realçou, prevendo uma ajuda "na ordem dos 30 mil euros".
O Lar Nossa Senhora da Saúde da Casa do Povo de Vendas Novas tem 58 utentes e cerca de 20 funcionários.
Portugal contabiliza pelo menos 6.254 mortos associados à covid-19 em 378.656 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).