A PSP deteve um homem, de 45 anos, na madrugada desta terça-feira, na freguesia da Parede, concelho de Cascais, por suspeitas da prática de simulação de crime, ou seja, falsa denúncia.
Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, as autoridades explicam que o suspeito homem declarou às autoridades ter sido vítima de um roubo por dois indivíduos, com rastas, aparência africana, os quais, através de força física, haviam subtraído à vítima o valor de 300 euros.
Perante esta denúncia, foram posicionados vários meios policiais no terreno, na tentativa de conseguir intercetar os suspeitos bem como uma ambulância do INEM devido à notícia da vítima ter sido agredida.
Contudo, depressa as autoridades souberam que, na noite anterior, tinha ocorrido um crime nos mesmos moldes, nomeadamente, com a mesma vítima, mas em Carcavelos.
Ao confrontarem o suspeito com a falsa denúncia, este apresentou “um discurso inconsistente, respondendo de forma pouco clara, revelando uma postura desconfortável, aquando do relato de toda a situação”.
O cidadão acabou por assumir que ambas as denúncias eram falsas.
Posteriormente, a PSP verificou que o mesmo suspeito já tinha feito várias denúncias falsas além destas, que chegaram a envolver “inúmeros meios policiais e de socorro”.
O detido já foi, entretanto, presente no Tribunal Judicial da Comarca de Cascais, e após prestar declarações foi restituído à liberdade sem medida de coação.