Morte de idosa em lar da Misericórdia de Évora com surto ativo

Uma idosa, de 88 anos, morreu no Lar Nossa Senhora da Visitação, da Misericórdia de Évora, onde foi detetado um surto de covid-19, que já infetou 13 utentes e quatro trabalhadores, revelou hoje o provedor.

Notícia

© Shutter Stock

Lusa
01/01/2021 21:11 ‧ 01/01/2021 por Lusa

País

Covid-19

 

A mulher, infetada com o novo coronavírus SARS-CoV-2, morreu ao final do dia de quinta-feira, estando as causas do óbito "ainda em averiguação", informou a Santa Casa da Misericórdia, em comunicado.

"A morte ainda está a ser averiguada porque a senhora tinha outras patologias e a certidão de óbito não refere morte por covid", disse à agência Lusa o provedor, Francisco Lopes Figueira.

O surto, confirmado na passada terça-feira, teve "origem num trabalhador infetado no exterior, diagnosticado em testagem regular da instituição, alguns dias antes", indicou a Santa Casa da Misericórdia de Évora (SCME).

Até ao momento, 13 dos 24 utentes e quatro dos 19 trabalhadores já foram infetados, referiu à Lusa o provedor, que revelou que o lar vai ser evacuado: "Aguardamos a todo o momento essa evacuação".

No comunicado de hoje, a SCME indicou que tem sido realizado trabalho em colaboração com a Autoridade Local de Saúde, Proteção Civil Municipal e Segurança Social e aludiu à evacuação do lar, que já foi aprovada e que é necessária "antes que a situação se encontre descontrolada".

"Com o crescimento da pandemia" no concelho de Évora "e o consequente aumento de solicitações, continuamos a exigir das autoridades os apoios adequados para uma situação desta gravidade", alertou também a instituição.

Na quinta-feira, em declarações à Lusa, Francisco Lopes Figueira já tinha defendido a evacuação da estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI), uma vez que o imóvel "não tem condições para fazer separação" dos utentes.

No concelho de Évora, de acordo com o mais recente relatório da situação epidemiológica, divulgado hoje pelo município, existem 1.057 casos ativos.

Até à data e desde o início da pandemia, este concelho já registou 1.601 casos de covid-19, sendo que, além das 1.057 infeções ativas, há a contabilizar 533 recuperados e 11 óbitos.

Portugal contabiliza pelo menos 6.972 mortos associados à covid-19 em 420.629 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas