O município explicou hoje, em comunicado, que este Programa Municipal de Estabilização Económica é uma das medidas excecionais e temporárias aprovadas para fazer face à covid-19.
A iniciativa destina-se "às empresas e empresários em nome individual, com contabilidade organizada ou simplificada, que exerçam a sua atividade no concelho de Vidigueira", indicou a autarquia.
O programa de apoio está também pensado para "empresas ou empresários com perdas iguais ou superiores a 25% do volume de negócios", e abrange estabelecimentos de alojamento, restauração e bebidas e empresas de animação turística, atividades artísticas e culturais, entre outros.
No âmbito da medida, está contemplada a atribuição de um apoio financeiro a fundo perdido, que pode ir desde 750 até quatro mil euros, dependendo da atividade ou do volume de negócios, referiu.
"O apoio financeiro não reembolsável terá em conta a dimensão da empresa e a perda de faturação e será disponibilizado após a validação, certificação e aprovação da candidatura", segundo o comunicado.
A autarquia assinalou que "pretende, assim, auxiliar os agentes económicos locais, tendo em vista a manutenção dos negócios e do nível de emprego e a valorização da atividade das empresas", disse.
O objetivo passa por mitigar "os efeitos económicos da crise" e prevenir "a ocorrência de repercussões negativas no mercado de trabalho".
Nesta fase de apoio, as candidaturas ao programa decorrem entre fevereiro e abril.
Outra das medidas implementadas pela Câmara de Vidigueira, neste caso dirigida aos estudantes locais, durante o período de suspensão das atividades letivas, devido à pandemia de covid-19, é a continuação do fornecimento de refeições aos alunos do escalão de apoio social A e B.
"A entrega das refeições é realizada pela autarquia em todo o concelho, no domicílio das crianças e jovens", através do projeto municipal "Estamos Cá Por Si", informou.
Portugal atingiu na quinta-feira novos máximos diários ao registar 303 mortes relacionadas com a covid-19 e 16.432 casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde.
A covid-19 já matou em Portugal 11.608 pessoas dos 685.383 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da DGS.
Leia Também: AO MINUTO: Publicado contrato entre UE e AstraZeneca; Não chegámos a pico