O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Madeira enviou, esta sexta-feira, um comunicado às redações onde recorda que, no âmbito da situação pandémica e com o programa de agendamento da vacinação na Região Autónoma - "agora com primazia aos mais idosos" - poderão surgir casos de tentativas de burlas.
Estas poderão ocorrer por parte de "indivíduos que geralmente se apresentam bem vestidos" e que, por vezes, se "intitulam de médicos ou funcionários do Estado responsáveis pelo levantamento estatístico junto da população tendo em vista a elaboração de listas para a administração da vacina Covid-19", é explicado no comunicado.
Estes, prossegue a PSP, "chegam a pedir quantias de dinheiro para a vacina e inclusive poderão simular diagnósticos de outras doenças de forma a possibilitar extorquir outras quantias monetárias".
A Autoridade alerta ainda para o que os cidadãos terão de fazer nestas situações: "Não facultem qualquer quantia de dinheiro". Devem contactar a "PSP da sua área, ou mesmo via 112, a fim de possibilitar uma rápida atuação das Forças de Segurança de forma a poder intercetar, procedendo à sua identificação e responsabilização criminal".
Leia Também: Escolas da Madeira com férias de Carnaval e da Páscoa sem alterações