Câmara de Alcobaça resgata 15 alunos em Erasmus retidos em Espanha

A Câmara de Alcobaça vai resgatar 15 alunos do concelho que se encontram em Espanha ao abrigo do programa 'Erasmus' e que ficaram retidos naquele país devido ao fecho das fronteiras, decretado em consequência da pandemia de covid-19.

Notícia

© Câmara Municipal de Alcobaça

Lusa
12/02/2021 21:29 ‧ 12/02/2021 por Lusa

País

Covid-19

Em declarações à Lusa, presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, disse que são 15 alunos do Externato Cooperativo da Benedita, na freguesia com o mesmo nome, no concelho de Alcobaça (Leiria), que "se encontravam a estudar em Barcelona e que acabaram por ficar retidos, sem poderem regressar ao país".

Os alunos contactaram o externato que pediu a intervenção da autarquia no sentido de viabilizar o regresso ao país.

A Câmara contactou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e "obteve uma autorização para que três motoristas se pudessem deslocar a Barcelona, num autocarro do município, para resgatarem os alunos e um professor que os acompanha", explicou o autarca.

O autocarro partiu hoje para Espanha e o regresso dos alunos a Portugal está previsto para domingo, devendo a chegada a Alcobaça acontecer entre o final da manhã e o início da tarde, ainda segundo Paulo Inácio.

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou hoje que o controlo de pessoas nas fronteiras entre Portugal e Espanha vai manter-se até 01 de março devido à pandemia de covid-19, passando a existir a partir de segunda-feira mais dois pontos de passagem autorizada, em Melgaço e Montalegre.

A circulação entre Portugal e Espanha é permitida, nos pontos de passagem autorizados, ao transporte internacional de mercadorias, trabalhadores transfronteiriços e de caráter sazonal devidamente documentados, e veículos de emergência e socorro e serviço de urgência.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.368.493 mortos no mundo, resultantes de mais de 107,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 15.034 pessoas dos 781.223 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas