Portugal prepara-se para receber, a partir de 17 de maio, turistas britânicos, caso tenham o certificado de vacinação ou apresentem um teste negativo à covid-19 recente. A informação foi avançada pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, à rádio BBC esta quinta-feira.
"Será um processo muito simples e direto", adianta.
Rita Marques defende ainda que o Reino Unido integre o plano do "passaporte verde" da União Europeia, para facilitar as viagens.
A Comissão Europeia propôs, na quarta-feira, a criação de um livre-trânsito digital para comprovar a vacinação, testagem ou recuperação da Covid-19, visando retomar a livre circulação, um documento bilingue e com código QR que quer em vigor até junho.
Segundo Bruxelas, assegurado está o "estrito respeito pela não discriminação e pelos direitos fundamentais dos cidadãos".
Funcionando de forma semelhante a um cartão de embarque para viagens, este livre-trânsito estará disponível em formato digital e/ou papel, terá um código QR para ser facilmente lido por dispositivos eletrónicos e será disponibilizado gratuitamente e na língua nacional do cidadão e em inglês, de acordo com a proposta da Comissão Europeia.
Leia Também: Turismo. Livre-trânsito digital é "medida importante para a recuperação"