PJ detém dois homens por burlas através de MB Way de 100 mil euros
Suspeitos têm 27 e 28 anos. A PJ referenciou mais de 170 cartões/contas bancárias no âmbito desta operação.
© Global Imagens
País MB WAY
A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), em cooperação com o DIAP de Lisboa, deteve dois indivíduos, com 27 e 28 anos, na quarta-feira. Os suspeitos estão acusados de vários crimes de burla informática agravada, falsidade informática e acesso ilegítimo.
O inquérito foi iniciado em outubro de 2020 e teve por base, como revela a nota enviada às redações, vários casos de fraude com recurso à captura de credenciais – 'Phishing'. Através de mensagens de correio eletrónico, que aparentavam serem remetidas pela entidade gestora da aplicação MB Way, foi levado a cabo um "elevado número de movimentos (levantamentos ou compra de artigos) não autorizados, concretizados através da dita aplicação com dados de terceiros".
A PJ levou então a cabo diversas diligências, que contaram com a colaboração da SIBS, e culminaram na identificação dos suspeitos.
Durante as detenções e buscas domiciliárias, foram apreendidos vários objetos relacionados com a prática criminosa, assim como a uma quantidade significativa de artigos adquiridos de forma ilícita.
O valor da fraude, indicou ainda a força de segurança, atingiu, até ao momento, cerca de 100 mil euros. A PJ referenciou mais de 170 cartões/contas bancárias e prevê-se que este valor possa aumentar com a continuação da investigação
Os detidos irão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação da medida de coação.
Leia Também: PJ detém suspeito de falsificação e burla. Causou prejuízos de milhares
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com