Vários utentes recusaram, esta quarta-feira, receber a vacina da AstraZeneca no centro de vacinação em Oeiras.
De acordo com a TVI, várias pessoas que tinham sido contactadas para tomar a vacina contra o novo vírus foram informadas que levariam outras vacinas.
"Fui contactado ontem para vir tomar a vacina, concordei, perguntei qual era a vacina que iria tomar e disseram-me que era a da Pfizer, mas quando cheguei hoje aqui disseram-me que era a da AstraZeneca e decidi recusar", explicou um utente à porta do centro.
Em declarações ao canal da estação, também junto do centro, outra mulher contou a mesma situação: "Cheguei aqui e não era a Pfizer, era a outra. Era a AstraZeneca e esta não vou tomar porque o meu médico aconselhou-me a não tomar".
Mais uma outra utente relatou o mesmo episódio e acrescentou também que uma das enfermeiras lhe disse que "não era a primeira a recusar" e que já muitas pessoas tinham negado a administração daquela vacina.
Todos os utentes garantiram ainda que, após terem recusado a vacina, foram informados de que iriam ser contactados de novo e não que passariam para o fim da lista de vacinação do país, como estabelece o plano de vacinação.
A errada comunicação das vacinas, no primeiro contacto, deverá ter ocorrido devido a um erro de quem fez a convocatória aliado a uma falta de doses da Pfizer e da Moderna neste centro de vacinação.
Leia Também: AO MINUTO: Espanha e Itália suspendem AstraZeneca para menores de 60 anos