Na próxima segunda-feira, dia 19 de abril, Portugal entra oficialmente na terceira fase do plano de desconfinamento apresentado pelo Executivo. Depois do regresso dos mais jovens à escola e da reabertura (limitada a quarto pessoas) das esplanadas, por exemplo, chegou agora a vez de dar mais um passo rumo à 'normalidade'.
Assim, como anunciado esta quinta-feira por António Costa - e tal como anteriormente foi definido pelo Governo - no início da próxima semana, estudantes do Ensino Secundário e Superior retomam as aulas presenciais, reabrirão as lojas de centros comerciais, assim como cinemas, teatros e salas de espetáculo.
Também as Lojas do Cidadão vão poder retomar o atendimento presencial, por marcação, sublinhe-se, e restaurantes, cafés e pastelarias voltarão a ter serviço de mesa no interior, embora limitados a quatro pessoas (e a seis nas esplanadas). Estes poderão estar abertos até às 22h durante a semana e até às 13h ao fim de semana e feriados.
De referir, porém, que 11 concelhos não vão avançar para esta fase, quatro concelhos, aliás, vão mesmo recuar.
Outra novidade dada esta quinta-feira pelo primeiro-ministro foi a de que adeptos nos estádios não acontecerá "antes da próxima época".
Eis o que abre (e muda) na próxima segunda-feira:
- Ensino Secundário e Superior;
- Lojas e centros comerciais;
- Auditórios, cinemas e salas de espetáculo;
- Lojas do Cidadão;
- Restaurantes, cafés e pastelaria voltarão a ter serviço de mesa no interior limitados a quatro pessoas e a seis nas esplanadas;
- Eventos no exterior sujeitos a lotação definida da DGS;
- Casamentos ou batizados com uma limitação de 25% da lotação dos recintos.
Na quarta e última fase do desconfinamento - no dia 3 de maio - prevê-se que regressem todas as modalidades desportivas, os grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação. Já os restaurantes, cafés e pastelarias poderão funcionar sem limite de horários (máx. 6 pessoas ou 10 em esplanadas).
[Notícia em atualização]
Acompanhe aqui a declaração de António Costa:
Leia Também: Governo adota hoje medidas para terceira fase do desconfinamento