Associação alerta para a importância de vacinar animais

A associação da indústria farmacêutica de medicamentos veterinários alertou hoje para a importância da vacinação animal para impedir doenças transmissíveis aos humanos e reduzir o uso de antibióticos nos animais.

Notícia

© iStock

Lusa
20/04/2021 10:12 ‧ 20/04/2021 por Lusa

País

Animais

 

Num comunicado divulgado a propósito do Dia Mundial da Vacinação Animal, que hoje se assinala, a associação lembra que é essencial impedir o aparecimento de doenças transmissíveis entre animais e humanos (zoonoses), como a gripe, brucelose e a raiva.

Adianta também, que além de prevenir o aparecimento de zoonoses, a vacinação dos animais (de companhia ou de produção) também permite diminuir o uso de medicamentos, como os antibióticos, que são usados no tratamento destas doenças.

"Por exemplo, no caso dos animais de produção, sem vacinas, a mortalidade e a morbilidade atingiriam níveis bastante elevados, levando a uma diminuição da produção de proteína e, consequentemente, fome na população humana", exemplifica a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários (APIFVET).

Sublinha igualmente que, através do plano de vacinação animal, Portugal foi um dos primeiros países a conseguir controlar a raiva, uma das zoonoses mais mortais para os humanos.

"A medicina veterinária está habituada a controlar pandemias e muitos dos conhecimentos da saúde animal foram aproveitados nesta emergência mundial", afirma Jorge Moreira da Silva, presidente da APIFVET, citado no comunicado.

O responsável recorda igualmente que um laboratório europeu de medicina veterinária "converteu parte da sua capacidade" para o desenvolvimento de uma vacina para a saúde humana no âmbito da covid-19.

A associação frisa que a vacinação animal desempenha um papel fundamental na proteção da saúde pública, sendo indispensável para também proteger a saúde e bem-estar humano e ambiental.

"A ausência de vacinas levaria não só ao aparecimento de zoonoses, como também a uma consequente degradação da qualidade de vida da população humana", avisa.

Leia Também: AO MINUTO: EMA avalia vacina da J&J; Reuniões do Infarmed "sem paralelo"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas