Portugal vai enviar medicamentos antivirais e oxigénio para a Índia para ajudar o país a combater a Covid-19, anunciou esta terça-feira, em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A ajuda ocorre "face à escalada do número de casos de Covid-19 na Índia, que nos últimos três dias alcançou um milhão de infetados", é descrito, sendo que o Executivo "já manifestou a sua disponibilidade para contribuir de forma solidária, no plano bilateral e no quadro da União Europeia".
Em termos concretos, é acrescentado, "Portugal enviará para a Índia medicamentos antivirais, bem como oxigénio, estando a ser avaliada no quadro da União Europeia a forma mais expedita de transportar este material para o seu destino".
De lembrar que, desde o início da pandemia, a Índia acumulou 197.894 óbitos e 17,6 milhões de casos, situando-se, em número de mortos, atrás dos EUA, Brasil e México.
Com uma população de 1,3 mil milhões de habitantes, a Índia está a braços com um surto devastador, durante o qual registou máximos diários de mortes e de contágios durante cinco dias consecutivos, o que levou vários países a oferecerem ajuda ao gigante asiático.
Hoje, Nova Deli recebeu já o primeiro envio de ajuda médica britânica, incluindo respiradores. No domingo, os Estados Unidos já tinham decidido enviar recursos médicos e matérias-primas para fabricar vacinas na Índia, retribuindo a ajuda que receberam daquele país no início da pandemia.
[Notícia atualizada às 13h15]
Leia Também: Seis casos da variante indiana detetados em Portugal na última semana