Tem havido cada vez mais procura no portal de auto-agendamento para vacinação contra a Covid-19, afirmou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
"Tem havido muitas solicitações, o que é um bom sinal, demonstra a confiança que as pessoas têm no auto-agendamento", referiu António Lacerda Sales, após uma visita ao Centro Hospitalar do Oeste.
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 156 mil cidadãos agendaram a data da sua vacina contra a covid-19 através do Portal do auto-agendamento para Vacinação.
O secretário de Estado diz que "o processo tem corrido muito bem" e muitas pessoas acabam por aparecer muito antes da hora agendada para a toma da vacina, o que - defende - demonstra alguma ansiedade e a "enorme confiança" dos portugueses na vacina contra o novo coronavírus.
O último balanço dava conta de que 120 mil pessoas já tinham agendado a própria vacinação, através do portal do ministério da saúde. Em alguns concelhos do país, sobretudo a norte, as vagas chegaram mesmo a esgotar.
Recorde-se que o portal está em funcionamento desde a passada sexta-feira. Neste momento, as pessoas com mais de 65 anos (a faixa etária que começa agora a ser vacinada independentemente de qualquer doença) já podem aceder ao portal e escolher o local de vacinação.
Se tem mais de 65 anos e ainda não foi vacinado, pode fazer o agendamento da sua vacina no local e data que pretender. Basta aceder ao site https://t.co/cgXmGmVOBP e preencher o formulário. #Saúde #SNS #VacinaçãoCOVI19 #COVID19PT @DGSaude pic.twitter.com/CHHMNtF0oL
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) April 29, 2021
O secretário de Estado da Saúde anunciou ainda que a vacina da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, contra a covid-19 vai ser administrada em Portugal apenas às pessoas com mais de 50 anos.
"A vacina da Janssen estará indicada e recomenda acima dos 50 anos de idade", disse Lacerda Sales. "A vacina vai começar a ser agora aplicada" e será hoje publicada uma norma com estas indicações, indicou.
[Notícia atualizada às 13h58]
Leia Também: Mais 124 mil doses dadas com as novas vacinas do Plano de Vacinação