As zonas de diversão noturna de Lisboa vão receber a visita de equipas móveis de testagem à Covid-19. A informação foi avançada à TSF pelo coordenador da task force de testagem.
"Há aqui nichos de alguma preocupação onde nós podemos e devemos atuar. Todos sabem o que é que se está a passar neste momento, fruto do desconfinamento e fruto do tal relaxamento, na Avenida 24 de Julho, no Príncipe Real e no Bairro Alto", apontou Fernando Almeida no Fórum TSF, adiantando que este será um dos eixos da campanha que arranca nos próximos dias em Lisboa.
A medida surge na sequência do aumento de casos de infeção e do índice de transmissibilidade da Covid-19 na região.
Além das zonas associadas à diversão noturna, a testagem vai ser também reforçada nas escolas, no ensino superior e nos estabelecimentos prisionais.
Na sexta-feira, o Instituto Ricardo Jorge anunciou que Lisboa e Vale do Tejo apresentava um índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 de 1,11, sendo a única região de Portugal continental acima de 1.
De acordo com o relatório semanal do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sobre a evolução da curva da epidemia, o aumento do Rt - que estima o número de casos secundários de covid-19 resultantes de uma pessoa infetada -- tem sido registado em todo o país desde 01 de maio, mas esta variação tem sido "mais acentuada" em Lisboa e Vale do Tejo.
Na última semana, o Rt na região de Lisboa e Vale do Tejo subiu de 0,95 para os 1,11.
Leia Também: Covid-19: Governo confirma reforço de testagem na região de Lisboa