Em cima da mesa na próxima reunião no Infarmed, que ocorrerá na manhã da próxima sexta-feira, estarão o aumento de casos em Portugal, com especial destaque para a situação atual da região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), assim como as linhas de orientação para o desconfinamento durante o verão.
Após a última reunião do Conselho de Ministros, realizada na passada quinta-feira, a ministra da Presidência anunciou que novas medidas no desconfinamento só seriam tomadas após nova reunião com os peritos, sendo que não tinha qualquer previsão sobre a data dessa reunião.
"Não consigo neste momento dar datas para as decisões, há questões de agenda que ainda precisam de ser vistas", disse Mariana Vieira da Silva, vincado que o Governo não vai tomaria "nenhuma decisão relativamente a uma nova fase de desconfinamento, em função daquilo que foi pedido aos peritos, sem que uma reunião do Infarmed".
Agora, avança a RTP1, essa reunião acontecerá na próxima sexta-feira, dia 28 e num momento em que a região de LVT volta a ser motivo de preocupação. Só nas últimas 24 horas, Lisboa e Vale do Tejo foi responsável por 40% dos novos casos, e quer o índice de transmissão (Rt), quer a incidência têm vindo a aumentar.
A 20.ª e última sessão sobre a situação da Covid-19 em Portugal, no Infarmed, aconteceu no dia 27 de abril. Nestes encontros com os peritos têm participado sempre o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República, representantes de partidos e dos parceiros sociais.
[Notícia atualizada às 22h07]
Leia Também: AO MINUTO: Uma em cada cinco cidades no Brasil reportam falta de vacinas