No comunicado divulgado com as conclusões da reunião do Conselho do Governo, que decorreu na quinta-feira à noite, o Governo dos Açores refere apenas que, relativamente às medidas de combate à pandemia de covid-19, "deliberou atualizar as medidas".
Entretanto, foi marcado para as 15:00 (16:00 em Lisboa) um encontro de imprensa com o diretor regional da Saúde "para esclarecimento das medidas de contenção da pandemia por covid-19, que entram em vigor às 00:00 do dia 26".
O Conselho de Governo deliberou ainda, segundo o comunicado, autorizar a transferência de 2,5 milhões de euros para a Lotaçor -- Serviço de Lotas dos Açores, S.A.
No comunicado, o Governo açoriano esclarece que a transferência se destina ao "aumento de capital daquela empresa", dotando-a "de robustez financeira necessária para permitir uma melhor gestão das suas participações sociais".
"Tal é feito no âmbito da reestruturação do setor público empresarial da Região Autónoma dos Açores e para permitir a prossecução dos objetivos constantes do Programa do Governo", justifica-se no comunicado.
Foi ainda decidido declarar a utilidade pública, com caráter de urgência, da expropriação das parcelas de terreno e dos direitos a elas inerentes, necessárias à obra de Melhoria da acessibilidade Furnas/Povoação -- 1.º Lanço.
Quanto à pandemia de covid-19, os concelhos de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, na Terceira, e o de Ponta Delgada, em São Miguel, Açores, passaram na quinta-feira para o nível de "alto risco" de infeção pelo novo coronavírus, segundo informação da Autoridade de Saúde regional.
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse na quinta-feira que o "excelente ritmo da vacinação" contra a covid-19 na região tem de ser "obviamente" tido em conta na definição das restrições para controlar a pandemia.
A responsabilidade do governo é fazer o equilíbrio entre aquelas que são as preocupações do controlo epidemiológico e aquelas que são as necessidades" económicas, disse.
Segundo as medidas em vigor nos Açores, nos concelhos de alto risco, os cafés têm de encerrar às 20:30, os restaurantes às 22:00 e a circulação pedonal, automóvel ou similar na via pública fica proibida entre as 23:00 e as 05:00.
Na quarta-feira, a Autoridade de Saúde Regional dos Açores disse existir transmissão comunitária de covid-19 na ilha Terceira, estando previsto um agravamento das medidas de contenção do contágio nesta ilha.
O número de novos casos de covid-19 subiu hoje nos Açores, registando-se 71 novos doentes nas últimas 24 horas e 495 casos positivos ativos.
Destes, 308 situam-se em São Miguel, 151 na Terceira, 13 no Pico, oito em São Jorge, seis no Faial, sete nas Flores e dois na Graciosa, acrescenta aquela entidade.
Leia Também: Açores com 71 novos casos e 495 infeções ativas