Nos últimos três meses, a vacinação contra a Covid-19 terá prevenido pelo menos 700 mortes em Portugal. Esta é a conclusão de um estudo sobre a eficácia da inoculação de vacinas no nosso país, realizado pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, revela a SIC Notícias.
Os números atuais de novos casos são semelhantes aos que ocorreram em outubro de 2020, mas há uma diferença que salta à vista: o número de óbitos registado nessa altura e os que se contabilizam atualmente. São quase cinco vezes menos.
Em declarações ao canal, Milton Severo, do Instituto de Saúde Pública, apontou que "se se tivesse mantido a distribuição de idades que existia sem a vacinação em setembro e dezembro do ano passado, teríamos um muito maior número de idosos nesta fase com a doença e uma letalidade superior à que temos agora". Por isso, "levaria a ter o número de óbitos à volta dos 50 nesta fase".
O investigador acrescentou ainda que "o que notaram foi uma descida nesse número [de mortes], comparativamente ao período que falei". "A vacinação funciona e, se não houvesse vacinação, teríamos uma mortalidade bastante superior à que temos agora. Numa estimativa já teremos poupado pelo menos 700 óbitos".
Recorde-se que o relatório de vacinação da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelado esta quarta-feira, indica que 6.581.332 (64%) dos residentes em Portugal já têm pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 - na semana passada eram 60% - e 4.860.822 (47%) tem a vacinação completa - eram 42%.
Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 16 mortes (um aumento de 0,09%) e 3.794 novos casos relacionados (uma variação de 0,40%) com o novo coronavírus. No total, desde o início da pandemia, o nosso país já somou 17.264 vítimas mortais e 947.038 contágios.
Já se encontra disponível o Relatório de Situação de hoje, 23 de julho. Mais informações em https://t.co/GoTLqOwIOA #Saúde #SNS #DGS #UmconselhodaDGS #COVID19PT #estamoson @DGSaude @govpt pic.twitter.com/6r1bpAPkoi
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) July 23, 2021
Leia Também: AO MINUTO: Internados e Rt descem; 'Luz verde' a vacina Moderna em jovens