IPSS vai permitir quadruplicar jovens em apartamentos de autonomização

A resposta de 63 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) ao concurso para apartamentos de autonomização vai permitir quadruplicar o número de jovens nestas estruturas, que em 2019 eram pouco mais de uma centena, indicou hoje o Governo.

Notícia

© Shutter Stock

Lusa
13/08/2021 17:45 ‧ 13/08/2021 por Lusa

País

autonomização

 

No total, são mais cerca de 300 jovens que vão passar a estar abrangidos por essa resposta social, cujo objetivo é apoiar a transição para a vida adulta de jovens institucionalizados.

Segundo o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o aviso aberto em julho pelo Instituto da Segurança Social para apartamentos de autonomização recebeu 63 candidaturas de IPSS.

Com esta adesão, o número de jovens em apartamentos de autonomização poderá passar de 104 em 2019, de acordo com o relatório de Caracterização Anual da Situação de Acolhimento das Crianças e Jovens mais recente, para cerca de 400. Em 2015, este número não ultrapassava os 50.

"Este programa está a gerar muito dinamismo para multiplicar a capacidade de resposta para as situações de transição e de autonomização acompanhada de jovens em perigo", sublinhou a ministra Ana Mendes Godinho, citada em comunicado.

Os apartamentos de autonomização são respostas sociais dirigidas a jovens em perigo, com o objetivo de apoiar a transição para a vida adulta através de medidas de promoção e proteção em casas de acolhimento.

Através desta resposta, os jovens a partir dos 15 anos têm a oportunidade de passar das casas de acolhimento para apartamentos, onde é assegurado um acompanhamento técnico mais próximo, personalizado e promotor de autonomia.

O objetivo, explica o MTSSS, é promover a sua desinstitucionalização, contribuindo simultaneamente para a sua integração na sociedade.

Para a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, "é essencial promover a desinstitucionalização, garantindo a estes jovens o início de uma vida autónoma, com integração plena, prevenindo situações de exclusão".

Leia Também: Estratégia de Habitação de Setúbal com um investimento de 346 milhões

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas