A partir desta sexta-feira, os utentes podem tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 num centro de vacinação distinto da primeira, na modalidade 'Casa Aberta', anunciou a Task Force.
"A partir de hoje, dia 27 de agosto, os utentes poderão ser vacinados contra a Covid-19 em qualquer centro de vacinação de Portugal Continental à sua escolha, bastando para isso recorrer ao sistema de senha digital da modalidade 'Casa Aberta'", lê-se numa nota da Task Force.
Desde a última segunda-feira que a modalidade 'Casa Aberta' tinha sido alargada a todos os utentes com idade igual ou superior a 12 anos e deixado de estar condicionada a um centro de vacinação da área de residência. Mas havia duas condições: só era possível ser vacinado num centro de vacinação fora da área de residência a quem pudesse (e quisesse) ser inoculado com a vacina de toma única da Janssen e desde que recorresse ao sistema de senha digital.
De agora em diante, é possível receber qualquer vacina contra a Covid-19 na modalidade 'Casa Aberta', fora da área de residência.
Assim, "estes utentes poderão escolher um ponto de vacinação distinto para tomar a segunda dose. Para o efeito, deverão solicitá-lo aquando da toma da primeira dose", lê-se no comunicado.
Deste modo, se um utente do Norte estiver, por exemplo, de férias no sul do país, poderá recorrer à modalidade 'Casa Aberta' para a administração da primeira dose, num centro de vacinação à sua escolha e recorrendo ao sistema de senha digital. Depois, só tem de avisar, no dia da primeira toma, que pretende que a segunda seja feita num centro de vacinação distinto (já perto da sua área de residência, por exemplo).
Recorde-se que, para usufruir do sistema de senha digital da modalidade 'Casa Aberta' é necessário que o utente aceda ao portal criado para o efeito e tire uma senha no próprio dia em que pretende ser vacinado. O número de senhas disponível está limitado à capacidade de cada centro de vacinação.
[Notícia atualizada às 13h37]
Leia Também: AO MINUTO: 2.ª dose em centro distinto? Sim; Lisboa sai da lista vermelha