Portugal vai enviar para Angola um novo lote de 200 mil vacinas da Astrazeneca, informou esta quarta-feira o gabinete do secretário de Estados dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, em comunicado.
Este será o quarto lote de vacinas enviadas ao país por Portugal e contará, a par das doações anteriores, com material "necessário para viabilizar a sua administração" das vacinas, como, "seringas e agulhas".
O lote está previsto chegar amanhã a Luanda e será entregue pela Embaixada de Portugal às autoridades sanitárias angolanas.
"Este é o quarto lote de vacinas que Portugal envia para Angola, ascendendo a 570 mil as vacinas já doadas a este país parceiro da Cooperação Portuguesa, para apoio ao seu Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19", pode ler-se na referida nota.
Esta doação está enquadrada na segunda fase do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia entre Portugal e os países africanos lusófonos e Timor-Leste, e insere-se "no compromisso político assumido por Portugal de disponibilizar aos PALOP e Timor-Leste 5% das suas vacinas contra a Covid-19".
A operacionalização desta ação é resultado do esforço conjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros, designadamente através do Camões -Instituto da Cooperação e da Língua e da Embaixada de Portugal em Luanda, e do Ministério da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde (DGS), da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED)e da Task Force.
Leia Também: AO MINUTO: Dose de reforço? Só para imunodeprimidos, determina ECDC