"Hoje estamos a atingir os 86% de pessoas vacinadas com a primeira dose"
Gouveia e Melo explicitou que "restam-nos 2 a 3% de pessoas que recusam a vacinação". Vice-almirante elogiou ainda a "população muito adulta" que "reagiu em comunidade contra o vírus".
© Rita Franca/NurPhoto via Getty Images
País Gouveia e Melo
Gouveia e Melo, em declarações proferidas na manhã desta quarta-feira, considerou que "só chegámos aos 85% de vacinação porque temos uma população muito adulta, que sentiu o vírus como um ataque à nossa comunidade e reagiu em comunidade".
O elogio prosseguiu, salientando os elevados valores da vacinação em Portugal: "Se pensarem que só vacinamos dos 12 anos para cima e - que até aos 12 anos estamos a falar entre 11 a 12% da população - e hoje estamos a atingir os 86% de pessoas vacinadas com a primeira dose, portanto, ficam 14%."
"Se tirarem a esses 14% os 11 ou 12% dos não elegíveis, restam-nos 2 a 3% de pessoas que recusam a vacinação", destacou ainda.
Recorde-se que Portugal é hoje o país do mundo com maior taxa de cobertura da população com a vacinação completa contra a Covid-19, de acordo com o site de estatísticas Our World in Data.
O nosso país superou nos últimos dias Malta e regista 81,54% de população com a vacinação completa contra a infeção provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, enquanto Malta tem 80,95% da população totalmente imunizada face à Covid-19. Em terceiro lugar no 'ranking' mundial surgem os Emirados Árabes Unidos, com 78,80%.
No entanto, se forem incluídos os dados da população com o processo de imunização ainda incompleto, Portugal cai para o segundo posto a nível mundial, com 5,40% da população ainda por completar a vacinação, elevando o total de cobertura vacinal (primeiras e segundas doses) para 86,94%.
Já de acordo com o relatório de vacinação da Direção-Geral de Saúde (DGS), publicado esta terça-feira, Portugal tinha vacinado, com as duas doses do fármaco contra a Covid-19, 80 % da população (8.273.795 pessoas). Dados oficiais indicavam ainda que 85% da população residente em Portugal já tem uma dose do imunizante, o que equivale a 8.836.915 pessoas.
Mais de metade dos jovens entre os 12 e os 17 anos e todos os idosos acima dos 65 anos já têm vacinação completa contra a Covid-19.
[Notícia atualizada às 13h13]
Leia Também: AO MINUTO: Pandemia já matou quase 4,65 milhões. 86% de vacinados por cá
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com