Há 310 pessoas, entre antigos políticos e ex-juízes, que têm direito a uma subvenção mensal vitalícia mas, destes, apenas 239 representam um custo para o Estado português, noticia, esta quarta-feira, o Público. A informação consta na lista da Caixa Geral de Aposentações (CGA), referente ao ano de 2021.
Os valores das pensões situam-se entre os 883,59 e os 13.607,21 euros. A subvenção mensal de maior valor pertence a Vasco Joaquim Rocha Vieira, o último governador de Macau.
A segunda mais alta é entregue mensalmente a Carlos Montez Melancia (9.727,42 euros), de 94 anos, o antecessor de Rocha Vieira no cargo. O 'top 3' termina com Jorge Alberto Conceição Hagedorn Rangel (6.633,86 euros), que também fez parte da administração do território quando este pertencia a Portugal.
Há ainda quem tenha as subvenções suspensas, como é o caso de Ferro Rodrigues, Jerónimo de Sousa, Jorge Lacão, José Cesário, José Magalhães, Luís Amado, Capoulas Santos e Maria de Belém Roseira, entre outros.
Já Fernando Faria de Oliveira (3.228,24 euros) e Luís Marques Mendes (3.311,82 euros) têm as subvenções mensais vitalícias suspensas por "iniciativa do próprio", consta no documento da Caixa Geral de Aposentações.
O Estado gasta, atualmente, por mês, 460 mil euros em subvenções.
Eis a lista completa das subvenções mensais vitalícias
Leia Também: Discotecas com certificado digital? "Teremos várias decisões" esta semana