Stalking. Homem detido por perseguir ex-companheira na Azambuja
Suspeito "não aceitava o término da relação e persistia em manter comportamentos de assédio persistente" contra a vítima, sua ex-companheira, de 40 anos.
© Shutter Stock
País Stalking
Um homem, de 45 anos, foi detido pelo Comando Territorial de Lisboa da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), no dia 22 de novembro, segunda-feira, por violência doméstica, no concelho de Azambuja.
No âmbito de um processo de violência doméstica, explica a GNR em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, os militares da Guarda apuraram que o "suspeito não aceitava o término da relação e persistia em manter comportamentos de assédio persistente (stalking) contra a vítima, sua ex-companheira, de 40 anos".
O homem perseguia-a "por todo o lado, confrontando-a e ameaçando-a mesmo na presença dos filhos menores", numa "tentativa de lhe provocar medo e inquietação, afetando gravemente a sua liberdade e as suas rotinas".
O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Alenquer na terça-feira, onde lhe foi decretada a medida de coação de afastamento e proibição de contacto com a vítima, controlado por pulseira eletrónica, além de apresentações bissemanais no posto policial da área de residência e a exame psicológico.
O stalking, ou assédio persistente, é uma forma de violência definida como um conjunto de comportamentos de assédio praticados, de forma persistente, por uma pessoa contra outra, sem que esta os deseje e/ou consinta, realçou ainda a GNR.
Leia Também: Violência sobre grupos vulneráveis específicos exige "mais informação"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com