A Guarda Nacional Republicana (GNR) capturou um homem que se encontrava em fuga depois de ter disparado, na manhã desta segunda-feira, contra os militares que cumpriam um mandado de busca, no Pinhal Novo, concelho de Palmela.
De acordo com o capitão Celso Pereira, da GNR de Setúbal, o homem resistiu à detenção, pelo que foi necessário fazer uso da força para o capturar.
Apesar de revelar que o suspeito está a ser assistido pelo INEM, o capitão não quis adiantar se este ficou ferido durante os disparos ouvidos por testemunhas no local.
"No decurso da ação e fase à perigosidade da mesma, houve resistência por parte do suspeito e a mesma implicou o uso da força estritamente necessária. O indivíduo está sobre a nossa custódia. Está a ser garantida a sua assistência médica e neste momento encontra-se detido", contou Celso Pereira.
Já segundo a CNN, poucos minutos antes da GNR anunciar que tinha detido o suspeito, por várias vezes, ouviu-se os militares a gritarem: "Baixa a arma!"
O capitão Celso Pereira contou aos jornalistas que tudo começou na manhã desta segunda-feira. O suspeito, com cerca de 50 anos, disparou contra os militares que cumpriam um mandado de busca na sua habitação, por posse ilegal de arma e ameaças. Posteriormente, apesar de não ter atingido ninguém, colocou-se em fuga.
Por ser considerado "perigoso" e estar armado, foram mobilizados reforços da Unidade de Intervenção e elementos de Negociação e do dispositivo territorial para o local.
Leia Também: Quatro feridos em acidente com cinco viaturas na A4 em Matosinhos