Covid-19. Crianças sem agendamento podem vacinar-se durante a tarde
Lacerda Sales acompanhou o arranque da vacinação das crianças entre os 9 e os 11 anos, no Multiusos de Gondomar.
© Global Imagens
País Covid-19
O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, revelou, este sábado, que as crianças, entre os 9 e os 11 anos, que não conseguiram marcar as vacinas contra a Covid-19 podem vacinar-se nos centros de vacinação durante a tarde de hoje.
"Gostaria de dizer que hoje mesmo, durante a tarde, as crianças de 9, 10 e 11 anos, que por qualquer razão não se conseguiram agendar [para a vacina] poderão vir aos centros e vacinação e com certeza que serão vacinadas", afirmou aos jornalistas, depois de uma visita ao Multiusos de Gondomar, onde acompanhou o arranque da vacinação das crianças desta faixa etária.
O governante sublinhou que "pode ter havido, por qualquer razão, crianças que não conseguiram fazer o autoagendamento e, portanto, durante a tarde os centros [de vacinação] estarão abertos para que todas as crianças se possam vacinar, o que pode vir ainda a aumentar o número das 77 mil crianças previstas para se vacinarem no dia de hoje.
Ainda sobre esta fase da vacinação, Lacerda Sales sublinhou que "os portugueses têm motivo para estar muito orgulhosos por este exemplo de cidadania que as crianças de 9, 10 e 11 anos e os seus pais estão a dar ao país ao vacinar-se".
Já sobre a vacinação dos adultos com mais de 70 anos, há 410 mil que ainda não tomaram a terceira dose. Questionado pelos jornalistas se esse facto não iria atrasar o processo de vacinação das crianças, António Lacerda disse esperar que não.
"Todo este plano foi muito bem elaborado, quer do ponto de vista estratégico, quer do ponto de vista da logística, quer de implementação. Temos uma faixa com mais de 80 anos, com mais de 80% desta faixa vacinada, de 70 para os 79 anos, com mais de 70% e a aproximar-se muito dos 80%, e a própria faixa acima dos 65 anos já começa a estar muito perto também dos 80% vacinada", disse.
Segundo Lacerda Sales, Portugal deve "estar muito orgulhoso" por poder dizer que tem "2,3 milhões de doses de reforço [dadas], tal como também temos 2,3 milhões de doses de vacina de gripe".
O governante aproveitou a intervenção para apelar "à precaução e à cautela" na época festiva, sublinhando a importância dos testes e das máscaras.
Sobre a falta de testes nas farmácias, hoje denunciada pelo Expresso, Lacerda Sales garantiu que o Governo está a "fazer um esforço" para repor todos os stocks a tempo do Natal.
"Neste momento estamos a fazer um esforço para repor todas as faltas que possam eventualmente existir, pontualmente, aqui ou acolá, quer nas farmácias, quer nos laboratórios, quer em todas instituições que fazem testes. Garantidamente que chegaremos à época de Natal com tranquilidade e serenidade", salientou.
Leia Também: AO MINUTO: "Exemplo de cidadania" das crianças; Novo recorde de testes
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com