A partir desta segunda-feira, a Madeira vai deixar de fazer teste PCR de confirmação a testes rápidos de antigénio positivos. Agora, o teste rápido é o suficiente para confirmar a infeção.
"O teste PCR não será feito", anunciou no domingo o secretário regional da Saúde, em conferência de imprensa. "O teste que está validado será o teste rápido de antigénio. Não vamos consumir recursos, não vamos gastar muito mais dinheiro fazendo um teste PCR, quando o teste rápido de antigénio já tem expressividade e validade."
Pedro Ramos tinha anunciado, ainda, o lançamento de uma nova aplicação para disponibilizar aos utentes o documento comprovativo de que cumpriram cinco dias de isolamento após contacto com caso positivo ou após infeção assintomática ou ligeira.
Essa aplicação começa a funcionar também esta segunda-feira e o documento nela exibido é válido para todas as atividades na Região Autónoma já que "é passado pela Direção Regional de Saúde", esclareceu o governante.
"As pessoas que não fiquem à espera. Essas não são as orientações para os delegados de saúde", clarifica Pedro Ramos.
Assim, os cidadãos assintomáticos que já tenham cumprido os cinco dias de isolamento, serão contactados por SMS para retomarem a sua vida normal.
Recorde-se que o Governo da Madeira decidiu, na semana passada, reduzir para cinco dias o isolamento de infetados assintomáticos com o vírus da Covid-19 e de quem contactou com casos positivos, acabando mesmo com a quarentena de contactos vacinados com a terceira dose.
Leia Também: AO MINUTO: Mais 86 internados; 90% dos doentes em UCI não têm vacina