A Polícia Judiciária (PJ) em colaboração da Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito da Operação ‘Limpeza Profunda’, deteve dois homens portugueses, de 30 e 38 anos, suspeitos de tráfico internacional de estupefacientes.
Em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, pode ler-se que o produto estupefaciente era transportado “em aeronaves que operam em voos de linha aérea regular provenientes da América Latina”.
Segundo a PJ, a função dos detidos -trabalhadores da empresa de limpeza do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa - era retirar dos aviões malas de viagem carregadas de droga, “como se se tratasse de lixo”, e não contabilizá-las nos normais circuitos de controlo, tanto das companhias aéreas como das autoridades. Também nos aeroportos de que partiam eram introduzidas clandestinamente por outros membros da mesma estrutura criminosa.
Foi apreendida uma mala de viagem no exterior do aeroporto na posse de um dos detidos, com 32,8 quilos, que partiu do Brasil e transportou 30 embalagens de cocaína no interior.
Segundo as autoridades, não só foi apreendida droga, como uma elevada quantia de dinheiro em numerário, documentação diversa, telemóveis e uma viatura de alta cilindrada.
Os arguidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo a ambos sido aplicada prisão preventiva.
Esta investigação, que se encontrava já a decorrer, com o objetivo de desmantelar a estrutura criminosa dedicada à introdução de grandes quantidades de cocaína no país, continuará.
Leia Também: GNR fez 297 detenções em flagrante numa semana