A Autoridade Nacional do Medicamento e dos Produtos de Saúde (Infarmed) emitiu uma circular informativa, para divulgação geral, a dar conta de que, no final de outubro de 2021, em Itália, "foram furtadas das instalações da fabricante Nyuma Pharma S.r.l., 2.516 unidades do dispositivo médico Hyamira Forte". E deixou um aviso para o mercado português.
O produto "trata-se de um filler reabsorvível de ácido hialurónico para preenchimento e reconstrução facial", é também explicado pela autoridade.
Em Portugal, destaca-se, "não foram identificados registos deste dispositivo" mas, "atendendo a que existe livre circulação de produtos no Espaço Económico Europeu, e que dadas as circunstâncias não pode ser assegurada a sua segurança, qualidade e desempenho, o Infarmed recomenda que o dispositivo supramencionado não seja adquirido nem utilizado".
Caso detete este dispositivo no nosso país, a Autoridade Nacional do Medicamento aponta que deve reportar tal facto à Direção de Produtos de Saúde do Infarmed através do +351 21 798 72 35 ou do e-mail daps@infarmed.pt
Leia aqui a circular do Infarmed
Leia Também: Mais de 22.380 suspeitas de reações adversas às vacinas registadas cá