Posto de testagem na Praça da República em Coimbra encerrou

A Câmara Municipal de Coimbra e a Universidade de Coimbra (UC) decidiram encerrar o posto de testagem gratuito à covid-19 na Praça da República, em Coimbra.

Notícia

© Adria Salido Zarco/Getty Images

Lusa
21/02/2022 16:08 ‧ 21/02/2022 por Lusa

País

Covid-19

 

A decisão foi tomada face à publicação do diploma já promulgado pelo Presidente da República que "aligeira as regras de prevenção do contágio da pandemia covid-19 e do fim da necessidade de testagem", refere o município de Coimbra numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Nos dois meses e meio de funcionamento, o posto de testagem funcionou em horário noturno e realizou 8.588 testes.

A testagem foi garantida pelos meios técnicos e humanos do Laboratórios de Análises Clínicas da UC, sendo também disponibilizados pela Câmara Municipal administrativos, bem como apoio logístico.

A iniciativa de abrir o posto de testagem foi ao encontro das orientações da Direção-Geral da Saúde, de dezembro de 2021, de modo a aumentar a testagem da população, sobretudo junto de zonas de restauração e de diversão noturna.

"Já a escolha do horário de funcionamento relacionou-se com o facto de responder a esta necessidade quando já não existe a alternativa gratuita de realização de testes nas farmácias", explica o comunicado.

"Este foi mais um momento em que duas instituições de Coimbra se juntam para responder às necessidades da cidade, mostrando como as sinergias podem, de facto, acrescentar valor a Coimbra", disse, citado na nota de imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.

O autarca sublinha ainda "a dedicação dos extraordinários colaboradores que tornaram possível a prestação deste relevante serviço à comunidade".

"Esta foi uma parceria com um balanço bastante positivo, tendo contribuído para o reforço da testagem da comunidade, num momento em que este era fundamental. A Universidade de Coimbra esteve sempre disponível para contribuir para a resposta nacional à pandemia, na medida do necessário, e mantém o seu Laboratório de Análises Clínicas de portas abertas à sociedade", refere, citado na mesma nota, o reitor da UC, Amílcar Falcão.

O Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra (LACUC) vai continuar a funcionar e a população poderá recorrer aos serviços para a realização de teste rápido de antigénio, teste de PCR (com resultado em 24 horas), teste de PCR (com resultado em duas horas), teste de PCR em amostra de saliva, pesquisa e quantificação de anticorpos anti-SARS-CoV-2.

O agendamento deve ser realizado através do número 239 240 800 e o laboratório funciona nos dias úteis (09:00 -- 13:00 e 14:00 -- 18:00) e aos sábados (09:00 -- 13:00).

A covid-19 provocou em Portugal, 20.866 mortos e foram contabilizados 3.193.178 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

Leia Também: AO MINUTO: Autoagendamento para crianças; 4.ª dose no Reino Unido?

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas