Os principais suspeitos de uma rede de tráfico que operava a partir de Espanha e distribuía a droga em Portugal foram localizados e detidos pela Polícia de Segurança Pública (PSP). São, ao todo, cinco homens de nacionalidade portuguesa e um de nacionalidade espanhola.
O produto era distribuído para vários locais do território nacional, mais concretamente na zona da Grande Lisboa.
De acordo com o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, o processo de inquérito decorria no DCIAP de Lisboa desde 2018.
"Através desta investigação foi possível localizar os suspeitos responsáveis pela compra e distribuição do produto em território nacional, mais concretamente na zona de Cascais, Mafra, Montijo, Loures e na cidade de Lisboa", indica a PSP, que apreendeu, entre outros artigos, 162.882 doses individuais (81,44kg) de haxixe.
"Apesar do sucesso no desmantelamento desta rede de tráfico de droga, a PSP em coordenação com o DCIAP, continuou com as diligências necessárias com vista a responsabilizar todos os envolvidos no inquérito, nomeadamente o responsável por introduzir a droga em território nacional indivíduo de nacionalidade espanhola que não tinha sido detido no dia da operação", diz ainda o comunicado.
Foram, por isso, emitidos mandados de detenção internacionais para o responsável por esta rede criminosa e que se deslocava com frequência a território nacional para negociar a venda de haxixe com os traficantes portugueses. O suspeito acabou por ser detido na semana passada, na cidade de Sevilha, pela Polícia Espanhola.
O detido foi presente a Tribunal competente em Espanha para conhecer as respetivas medidas de coação, tendo-lhe sido aplicado a restituição à liberdade com condições.
Leia Também: Jovens de 19 anos com antecedentes detidos em Lisboa por tráfico de droga