A Guarda Nacional Republicana (GNR) detetou uma descarga ilegal, através do transbordo de uma lagoa de depuração de efluentes pecuários, introduzindo-se diretamente na linha de água, na Ribeira de Vila Nova, afluente do Rio Tornada, que consequentemente vai desaguar na Baia Hidrográfica de São Martinho do Porto, informa em comunicado.
O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha, detetou a descarga no dia 23 de março, no seguimento de uma denúncia.
Segundo o comunicado, constatou-se que a descarga era proveniente de uma exploração agropecuária, de forma ilegal, ou seja, "sem qualquer tipo de mecanismo que assegurasse a sua depuração".
Resultou a elaboração de um auto de contraordenação por descarga de efluentes pecuários diretamente para a linha de água, "sem autorização da entidade competente para o efeito, que foi remetido para a Agência Portuguesa do Ambiente de Lisboa e Vale do Tejo, punível com uma coima no valor máximo de 144 mil euros", revela a missiva.
Leia Também: PSP fez 177 detidos numa semana. Houve mais de 900 acidentes rodoviários