Açores. Registados 27.223 abalos na ilha de São Jorge, 226 sentidos
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) registou, desde 19 de março, quando se iniciou a crise sismovilcânica em São Jorge, um total de 27.223 sismos naquela ilha, dos quais 226 sentidos pela população.
© Getty Images
País Açores
A informação foi avançada hoje pela coordenadora das operações do CIVISA na ilha de São Jorge, Fátima Viveiros, no 'briefing' diário para atualização da crise sismovulcância em curso há mais de duas semanas naquela ilha açoriana.
Ainda de acordo com os dados avançados pela investigadora na segunda-feira foram registados 399 sismos registados, com um sentido pela população.
"Desde as 00:00 e até às 10:00 de hoje, um total de 291 sismos foram registados pela rede e nenhum deles sentidos", acrescentou ainda a coordenadora das operações do CIVISA na ilha de São Jorge.
Fátima Viveiros informou ainda que os parâmetros, quer da geoquímica de gases, quer das estações sísmicas "continuam no padrão" de segunda-feira, "sem alterações significativas".
Desde a tarde de 19 de março que se tem vindo a registar atividade sísmica na parte central da ilha de São Jorge, num setor compreendido entre Velas e Fajã do Ouvidor, e que "continua acima do normal", segundo o CIVISA.
O sismo de maior magnitude (3,8 na escala de Richter) ocorreu no dia 29 de março, às 21:56.
A ilha mantém o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa "estado de repouso" e V6 "erupção em curso".
Leia Também: Açores com apoio para compensar táxis e autocarros
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com