De acordo com o comunicado da GNR, no decorrer de uma ação de vigilância da costa, os militares "detetaram em flagrante um homem a apanhar lapas em época de defeso e com recurso a meios proibidos, nomeadamente equipamento de mergulho com garrafa".
"No seguimento das diligências policiais foram apreendidos 14 quilos de lapas", já restituídas ao seu habitat natural, "tendo sido ainda apreendido todo o material de mergulho que estava a ser utilizado na apanha das lapas", adianta a GNR.
O homem, de 26 anos, foi identificado por captura da espécie "em área protegida, em período de defeso e com recurso a meios proibidos, tendo sido elaborado um auto de contraordenação cuja coima pode ascender ao valor máximo de 3.500 euros".
Segundo a GNR, a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves "sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo".
Isto, "devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo".
Leia Também: Confirmada promoção de Ivo Rosa aos Tribunais da Relação