Foi detido o presumível autor de nove incêndios florestais, ocorridos entre 12 de fevereiro e 4 de abril deste ano, numa freguesia do concelho de Arcos de Valdevez, informou a Polícia Judiciária (PJ) em comunicado.
O suspeito tem 17 anos de idade e é estudante.
A PJ, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, com a colaboração do Grupo de Trabalho para a Redução de Ignições em Espaço Rural – Zona Norte, identificou e deteve ontem o suspeito, fora de flagrante delito.
"Os vários locais onde os incêndios ocorreram situam-se numa zona onde existiam condições de propagação a manchas florestais de grandes dimensões, gerando enorme risco, potencialmente alimentado pela carga combustível ali existente e pela orografia própria da região, o que se traduziu em perigo concreto para as pessoas, para os seus bens patrimoniais e para o ambiente", detalha o comunicado.
Só graças à intervenção dos bombeiros, os incêndios não tomaram maiores proporções. As chamas consumiram vegetação herbácea, mato e arvoredo (principalmente pinheiros).
Segundo a PJ, a freguesia em causa é recorrentemente, "e há vários anos a esta parte, alvo de ignições com natureza dolosa e que resultam em grandes áreas ardidas".
O detido "terá recorrido a chama direta para as respetivas ignições e atuado por motivos fúteis". Será agora presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.
Leia Também: PSP salvaram mãe e filha do fogo. Agora, receberam uma visita especial