O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Castelo Branco (GNR) procedeu, na sexta-feira, ao resgate de uma coruja-das-torres (Tyto alba), na localidade de Cernache do Bonjardim, no concelho da Sertã, informam em comunicado enviado às redações.
No decorrer de uma ação de patrulhamento, os elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da Sertã foram alertados por um cidadão de que se encontrava um animal a "deambular na via pública, com ferimentos na asa direita". O animal seria, de seguida, recolhido pelas autoridades.
A ave foi entretanto entregue aos cuidados do Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS), em Castelo Branco, onde está a ser alvo de uma monitorização do seu estado de saúde e a recuperar do incidente. Após este processo, o animal deverá ser libertado "no seu habitat natural", esclarece a mesma nota.
No mesmo documento, a GNR apela "à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono", através da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520)" - que funciona "em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas".
Leia Também: GNR resgata coruja do mato juvenil com ferimentos nas asas