Depressão Bert está quase a 'aterrar'. Portugal a 'laranja' e 'amarelo'

O IPMA salientou que "a precipitação será temporariamente forte nas regiões Norte e Centro, entre o final da tarde de hoje, dia 24, e a madrugada de amanhã, dia 25".

Notícia

© iStock 

Notícias ao Minuto
24/11/2024 15:28 ‧ 24/11/2024 por Notícias ao Minuto

País

IPMA

É já este domingo que uma superfície frontal fria associada à depressão Bert deverá passar por Portugal, deixando o país a ‘laranja’ e a ‘amarelo’ pelo menos até à manhã de segunda-feira.

 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu vários avisos de precipitação, rajada e agitação marítima, tendo destacado os alertas laranja "de precipitação e rajada para a parte noroeste de Portugal continental", nomeadamente em Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro e Viseu.

A tempestade, que foi denominada pelo Serviço Meteorológico da Irlanda, deverá trazer "vento forte do quadrante sul, com rajadas que, até à madrugada de dia 25, poderão atingir valores da ordem de 75 a 85 km/h no litoral a norte do Cabo de Sines e de 90 a 100 km/h nas terras altas", de acordo com um comunicado do organismo, divulgado este domingo.

"Temporariamente, à passagem da superfície frontal, no final de dia 24, as rajadas poderão atingir 95 km/h no Minho e 110 km/h nas serras da referida região", salientou a nota.

A agência meteorológica apontou ainda que "a precipitação será temporariamente forte nas regiões Norte e Centro, entre o final da tarde de hoje, dia 24, e a madrugada de amanhã, dia 25", prevendo-se "valores acumulados que poderão atingir 30 a 50 mm, em especial no Minho e Douro Litoral e nas regiões montanhosas".

Já na região Sul, a chuva "poderá ser temporariamente forte a norte do Baixo Alentejo e ocasionalmente acompanhada de trovoada, embora os valores acumulados de precipitação sejam menores".

Por seu turno, espera-se que a agitação marítima na costa ocidental aumente "gradualmente, com ondas de sul/sudoeste entre dois a 3,5 metros, passando a ondas de noroeste e aumentando para quatro a 4,5 metros a norte do Cabo Raso a partir da tarde de amanhã, dia 25".

Leia Também: Depressão Bert pode causar inundações. "Noite será o mais crítico"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas