O Comando Territorial de Vila Real da Guarda Nacional Republicana (GNR) procedeu, na quarta-feira, ao resgate de duas corujas-do-mato ('Strix aluco') no concelho de Peso da Régua, informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
O resgate, de acordo com a autoridade, ocorreu na sequência de um alerta, que deu conta de que duas aves se encontravam junto a um terreno.
De seguida, elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Vila Real, da GNR, deslocaram-se ao local, onde confirmaram a presença de duas corujas-do-mato "que se encontravam aparentemente desidratadas e em estado debilitado", lê-se no comunicado.
Os elementos do referido núcleo procederam, de seguida, ao seu resgate e transporte dos dois animais para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real (CRAS/HV UTAD) - "para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação ao seu habitat natural"; refere a mesma autoridade.
No comunicado, a GNR lembra ainda que, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), "tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental". Para tal, apela aos cidadãos que contactem a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), que funciona "em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas".
Leia Também: GNR resgata coruja-das-torres com ferimentos na asa na Sertã