Em comunicado, a AMN indicou que a vítima terá "ficado em dificuldades na água e entrado em paragem cardiorrespiratória", sendo resgatado por surfistas.
"Após diversas tentativas de reanimação, não foi possível reverter a situação, tendo o óbito sido declarado no local pelo médico do INEM [Instituto Nacional de Emergência Médica]", referiu.
O corpo do homem foi transportado pelos Bombeiros Voluntários de Aljezur para o Instituto de Medicina Legal de Portimão, após ter sido contactado o Ministério Público.
"Foram de seguida iniciadas buscas pela segunda vítima, um homem de nacionalidade austríaca, que se encontrava desaparecido na água, nas quais estiveram empenhados elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos, do Projeto "SeaWatch" de Lagos e de Portimão e dos Bombeiros Voluntários de Aljezur", lembrou a AMN.
As buscas pelo segundo homem, coordenadas pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Lagos, foram interrompidas ao final da tarde e vão ser retomadas na sexta-feira ao "nascer do sol", segundo o porta-voz da AMN, o Comandante José Sousa Luís.
O alerta para o afogamento foi recebido cerca das 19:15, tendo sido ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos, bem como elementos do Projeto "SeaWatch" de Lagos e de Portimão. No local estiveram também elementos dos Bombeiros Voluntários de Aljezur e do INEM.
Leia Também: Mira antecipa serviço de prevenção ao afogamento aos banhistas nas praias