A Polícia de Segurança Pública (PSP) identificou, na semana passada, dois lares a funcionar de forma ilegal na região de Lisboa.
Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa adianta que apurou que "duas habitações distintas" estavam a funcionar como lares "sem qualquer tipo de licenciamento". Ambas acolhiam cerca de duas dezenas de idosos, que aparentavam estar "higienizados, nutridos e sem sinais de maus tratos".
As autoridades adiantam que faltavam "diversos equipamentos obrigatórios por lei em lares" com vista a melhorar as condições de vida dos utentes.
"Com esta ação, a PSP visou aferir o estado físico e emocional dos utentes dos referidos espaços, bem como, prevenir e reprimir a prática de qualquer ilícito de natureza criminal nomeadamente o crime de maus tratos a pessoas idosas", lê-se na nota.
Cada um destes lares foi alvo de um auto de notícia por contraordenação por falta de licenciamento e de outro por diversas infrações à legislação que regulamenta o funcionamento dos lares.
A fiscalização decorreu no último dia 17.
A Divisão Policial de Loures apela ainda à colaboração de todos no sentido de "denunciarem situações desta natureza, contribuindo desta forma para a prevenção e repressão de eventuais situações de maus tratos".
Leia Também: Câmara tem "legitimidade" para tornar transportes gratuitos, diz TML