A Polícia de Segurança Pública (PSP) do Comando Metropolitano de Lisboa está, esta segunda-feira, a executar uma megaoperação, com cerca e 150 agentes acionados, de combate a rede de burlas em que as vítimas eram idosos.
Está a ser dado cumprimento a 44 mandados de busca e 18 mandados de detenção emitidos por Autoridade Judiciária, por crimes de burlas qualificadas, roubos, furtos e recetação de material de proveniência ilícita.
De acordo com comunicado da PSP, a operação denominada “Sanakay” desenvolve-se nas áreas de Lisboa, Porto, Aveiro e Portalegre, dada a maior incidência dos ilícitos e a dispersão geográfica dos suspeitos.
Os suspeitos em causa têm como alvos a população mais idosa, "aproveitando-se das suas vulnerabilidades para conquistarem a sua confiança, sob o pretexto de falsos funcionários da Segurança Social, de centros de saúde e de falsos amigos, entre outros, obtêm acesso às suas residências, acabando por subtrair sobretudo ouro e dinheiro", dá conta a autoridade.
Cerca de 50 casos, em que as vítimas ficaram "em notórias dificuldades monetárias", estão a ser investigados.
Os cerca de 150 polícias no terreno estão a ser apoiados por valências de ordem pública dos vários Comandos Distritais da PSP e ainda pela GNR, nas áreas da sua competência territorial.
[Notícia em atualização]
Leia Também: Fingiam ser funcionários da Segurança Social para roubar ouro a idosos