"Esta medida vem no seguimento da Declaração de Situação de Contingência, a nível nacional, emitida devido à necessidade de adotar medidas preventivas e especiais face ao risco de incêndio rural, e decorre entre a meia-noite de dia 11, segunda-feira, e as 23:59 de 15 de julho, sexta-feira, podendo ser prolongado caso a situação assim o determine", lê-se numa nota publicada no Facebook.
Evocado caráter excecional, o município determinou a "proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem", excetuando "a circulação e a permanência de residentes permanentes ou temporários e de pessoas que ali exerçam atividade profissional".
Também estão proibidas as queimadas, os trabalhos em espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, os trabalhos com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal e a utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos.
A agência Lusa questionou a Câmara de Sesimbra sobre a realização do festival Super Rock, na Aldeia do Meco, tendo em conta o estado de contingência em todo o país.
A autarquia indicou que se iniciou às 17:00 de segunda-feira uma reunião da Proteção Civil Municipal sobre o assunto, remetendo uma resposta para mais tarde, mas, até às 00:00 de terça-feira, a Lusa não obteve nenhuma reação do município.
Leia Também: Foram registados 79 fogos esta segunda-feira, menos 22 que domingo