"Revolução do 25 de Abril trouxe melhorias mas há ideais por concretizar"

O porta-voz da Associação Promotora das Comemorações do 25 de Abril em Ponta Delgada, nos Açores, considerou esta quarta-feira que a revolução dos cravos "trouxe indiscutivelmente melhorias" para a sociedade, mas existem ideais ainda por concretizar.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
23/04/2025 19:50 ‧ há 6 horas por Lusa

País

25 de Abril

Na apresentação das comemorações do 25 de Abril, nas Portas da Cidade, em Ponta Delgada, Filipe Cordeiro disse que "em 51 anos, o 25 de Abril trouxe indiscutivelmente melhorias para a sociedade portuguesa", mas "houve sonhos e ideais que aqueles que o viveram intensamente ainda estão em busca da sua concretização".

 

Filipe Cordeiro defendeu a necessidade de se ter "intérpretes políticos e partidários - que são necessários e absolutamente indispensáveis numa sociedade democrática - praticando um conjunto de políticas e ideias suscetíveis de acudirem a uma necessidade urgente que se faz sentir no plano nacional, e mais ainda no internacional".

"Nunca houve tanta pobreza no pós-25 de Abril, como também exclusão social", afirmou, aludindo ao Papa Francisco para dizer que "não foram poucos os responsáveis políticos que o enxovalharam e não aceitaram as suas indicações e alertas".

Pretende-se que as comemorações do 25 de Abril sejam um "grito de alerta e esperança" numa sociedade "mais justa, mais fraterna e solidária" com o empenho de todos, segundo o porta-voz da Associação Promotora das Comemorações do 25 abril.

Questionado sobre o divórcio em curso entre os cidadãos e a classe política, referiu que o PS e o PSD "com as suas políticas criaram um conjunto significativo de aspirações" mas as pessoas "sentiram-se frustradas e este divórcio está a alongar-se cada vez mais".

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, parceira das comemorações do 25 de Abril, declarou, por seu turno, que a revolução "permitiu precisamente as divergências de opinião, de pensamento" sobre o que deve ser o futuro, mas "acima de tudo como uma unidade de valores que se partilha e não se prescinde, como o valor supremo da democracia".

"Enquanto houver desigualdade social, discriminação, pobreza, falhas na habitação, problemas no acesso à saúde e à educação, o 25 de Abril ainda não se cumpriu", afirmou Pedro Nascimento Cabral, para quem a luta do município é "permanentemente fazer cumprir" a revolução, "criando uma melhoria significativa nas condições de vida das populações".

No âmbito das comemorações do 25 de Abril em Ponta Delgada, as seis mais antigas bandas de música dos concelhos da ilha de São Miguel vão atuar nas Portas da Cidade, interpretando canções de Zeca Afonso, a partir das 15:00 de sexta-feira.

Leia Também: PSP faz nova avaliação de risco sobre manifestações no 25 de Abril

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas