Segundo informação da empresa enviada à agência Lusa, "o sistema de abastecimento de água às localidades afetadas pelos incêndios dos últimos dias (União de freguesias de Colmeias e Memória) já está operacional".
Os SMAS explicaram que, "face à gravidade da situação, foram acionados todos os recursos humanos e materiais disponíveis, para que as equipas pudessem repor a energia, as comunicações e o controlo das infraestruturas, de forma célere".
"Neste momento, já repusemos o funcionamento dos reservatórios de Barracão e Santa Margarida, mas apelamos para uma utilização parcimoniosa e muito regrada da água para rede pública", pediram os SMAS de Leiria, exortando ainda as populações para que "adiem, na medida do possível, as operações de limpeza e remoção de cinzas com recurso à água da rede pública".
A empresa esclareceu ainda que "os incêndios provocaram elevados danos nas infraestruturas de abastecimento, nesta zona, com perda total de comunicações (antenas de telegestão) e de controlo do sistema de abastecimento", e referiu que "os custos ainda não estão contabilizados, mas todos os equipamentos danificados já foram substituídos e encontram-se operacionais".
Na quarta-feira, os SMAS de Leiria informaram que 16 localidades da União de Freguesias de Colmeias e Memória estavam naquele dia sem abastecimento público de água, garantindo que a interrupção não afetava o combate aos incêndios.
"Esta interrupção no abastecimento de água não afetou o combate aos incêndios, uma vez que foram indicados pontos alternativos de enchimento dos autotanques", destacou a empresa nesse dia, garantindo estar vigilante e alinhada com a proteção civil, assim como dotada de "equipamentos de emergência que permitem garantir a continuidade do abastecimento de água às populações".
Pelas 14h30 de hoje, o concelho de Leiria tinha um incêndio ativo, segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Este começou na terça-feira na Caranguejeira e atingiu Colmeias e Memória, Milagres, Boa Vista, e a União de Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa.
Às 00h12, o incêndio tinha entrado em resolução, mas registou esta manhã vários reacendimentos.
No local, estão 247 operacionais, apoiados por 77 viaturas e um meio aéreo.
Portugal Continental está em situação de contingência devido às previsões meteorológicas, com temperaturas que podem ultrapassar os 45º em algumas partes do país, e ao risco de incêndio.
A situação de contingência corresponde ao segundo nível de resposta previsto na lei da Proteção Civil e é declarada quando, face à ocorrência ou iminência de acidente grave ou catástrofe, é reconhecida a necessidade de adotar medidas preventivas e ou especiais de reação não mobilizáveis no âmbito municipal.
Hoje, o distrito de Leiria está sob aviso laranja, devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Leia Também: Incêndios: Forças Armadas estão a participar desde a primeira hora