A empresa norte-americana Blue Origin, de Jeff Bezos, anunciou esta sexta-feira, em comunicado, que o empresário Mário Ferreira fará parte do 22.º voo da sua cápsula New Shepard. O CEO da empresa Douro Azul tornar-se-á, assim, no primeiro português a ir ao Espaço.
A notícia não é, de todo, surpreendente, visto que há mais de uma década que se falava que o também dono da TVI teria comprado uma viagem espacial na Virgin Galactic, de Richard Branson, concorrente da Blue Origin. Em causa está um sonho que era, portanto, mais do que assumido pelo empresário.
Mário Ferreira fará a viagem acompanhado, nomeadamente, de Sara Sabry, engenheira egípcia que, à semelhança do português, será a primeira 'viajante espacial' do seu país.
Nesta viagem marcará ainda presença a alpinista britânico-americana Vanessa O'Brien, que pretende assim tornar-se na "primeira mulher a atingir extremos em terra, mar e ar, completando o Explorers' Extreme Trifecta, um Recorde Mundial do Guinness", explica o comunicado.
Da tripulação prevista para este voo fazem ainda parte Coby Cotton (cofundador de um canal desportivo no YouTube, o Dude Perfect), o líder tecnológico Clint Kelly III e, finalmente, Steve Young, executivo do setor das telecomunicações.
#NewShepard #NS22 will include @DudePerfect’s @CobyCotton, Mário Ferreira, @VOBOnline, Clint Kelly III, Sara Sabry, and Steve Young. Read more : https://t.co/VVVhGmqJo9 pic.twitter.com/Pd5yUQYb0H
— Blue Origin (@blueorigin) July 22, 2022
Em causa está aquela que será a sexta viagem a incluir tripulação humana no âmbito do programa New Shepard - "o terceiro voo deste ano, e o 22.º da sua história", refere ainda o comunicado. A empresa Blue Origin não deu ainda data para a realização do mesmo, embora garanta que a mesma será anunciada "em breve".
A empresa de turismo espacial Blue Origin foi criada pelo também dono da Amazon, Jeff Bezos - que diz assumir a missão de desenvolver tecnologias capazes de abrirem caminho a uma "democratização" do espaço.
[Notícia atualizada às 20h42]
Leia Também: Blue Origin quer lançar sistema para rivalizar com o Starlink da SpaceX